Finalmente chega as telonas a animação Rio 3D. Anunciado desde o ano passado, o longa animado do consagrado diretor brasileiro Carlos Saldanha (trilogia “A Era do Gelo”), vem com o enredo falando sobre extinção, carnaval, futebol e os belos atributos naturais da cidade maravilhosa.
Rio 3D conta as aventuras de Blu (dublado por Jesse Eisenberg, de “A Rede Social”), uma arara azul, o último macho de sua espécie, que foi enviado a Minnesota (EUA) por um grupo de contrabando de aves exóticas. Encontrado por Linda (Leslie Mann, de “O Golpista do Ano”), é cuidado com todo amor e carinho, mas com um pequeno detalhe: nunca aprendeu a voar. Descoberto por Túlio (Rodrigo Santoro), logo convence Linda a traze-lo para o Rio de Janeiro e encontrar a fêmea Jade (Anne Hathaway), para dar continuidade a sua espécie. Começa então uma aventura envolvente em “solo” brasileiro.
O longa animado foi muito bem trabalhado, o que não é de surpreender comparando com outras animações do diretor. Mas quando vemos a cidade “40°” em animação, e melhor, em 3D, dá aquela sensação de satisfação. Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Arcos da Lapa, Praia de Copacabana e Santa Teresa são alguns dos nossos pontos turísticos muito bem explorados na trama. Muitos planos abertos e fechados, voos pelo céu da cidade demonstram um excelente trabalho da tecnologia 3D.
Claro que o longa não mostrou a realidade de fato, até porque a animação se passa no período de carnaval, que é um período onde nem mesmo nós sabemos qual é nosso cotidiano. Mas aborda assuntos importantíssimos como a extinção e o comércio ilegal de aves exóticas.
Não posso deixar de destacar a coloboração de mais brasileiros na animação, como a de Sergio Mendes, produtor musical executivo, que fez um mix super interessante de ritmos como o samba carioca, a bossa nova e o pop americano, e a participação de Rodrigo Santoro, que já não é figurinha tão difícil nas telonas. Falando ainda de participações, Sandanha agregou vários artistas de renome em Hollyood para a dublagem de seu filme como Jesse Eisenberg (indicado ao Oscar 2011 de Melhor Ator por “Rede Social”), Anne Hathaway (vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 2009 por ”O Casamento de Rachel”), Jamie Foxx (vencedor do Oscar 2005 de Melhor Ator por “Ray”) e o cantor Will I Am (Black Eyed Peas).
Vale a pena conferir!
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ziNR0uQNv8I]
Rio – 2011
Brasil, Canadá, EUA – 96 min
Direção: Carlos Saldanha
Roteiro: Don Rhymer, Joshua Sternin, Jeffrey Ventimilia, Sam Harper
Dublagem Original: Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Leslie Mann, Jamie Foxx, Jake T. Austin, Rodrigo Santoro, Jemaine Clement, George Lopez, Tracy Morgan, Will i Am, Wanda Sykes, Brian Baumgartner, Carlos Ponce, Bernardo de Paula
Ola!
assisti ao filme Rio. E sinceramente não gostei do que vi. neste filme imaginei que seria mostrado as belezas dos RIO mas no meio do filme me deparei com cenas lamentáveis de micos( macacos ) furtando os turista, no final do filme tive a nítida impressão que todo brasileira principalmente carioca são ladrões e aproveitadores.Eu esperava mais desse filme. Temos que colocar um basta nessa imagem ruim do Brasil/brasileiros. Aqui tem gente honesta SIM temos trabalhadores e muita muita gente boa.
Oi Geraldo!
Quando assisti o filme, não atentei para esse fato como uma forma pejorativa aos caricas. Vale lembrar que na maioria dos desenhos animados e/ou animações onde õs animais são os protagonistas, o macaco (ou micos) sempre são correlacionados a brincalhões, a mais espertos (no mau sentido), enganadores, vilões e ladrões.
Realmente assisti as cenas dos micos como um cliche em desenhos animados. Devemos levar em consideração todos os outros personagens amigos que atuaram como trabalhadores honestos, e fieis companheiros. Os vilões nunca são gente boa mesmo, que é o caso dos micos na trama.
Att,
Rafael Lima